sábado, 10 de dezembro de 2011

Recursos humanos
Observa-se grande impacto nos recursos humanos da empresa que trilha o caminho da  automação, informatização e integração de processos. Discuto aqui recursos humanos como função e não propriamente como área funcional. Os gestores das áreas com projetos de automação terão que se adaptar a gerenciar uma equipe com novas atribuições e papéis.
Descrição de cargo
Novas descrições de cargo e até mesmo novos cargos fazem parte dos projetos de automação. Os
operadores precisam de capacitação e treinamentos específicos. Outros usuários são treinados para obterem as informações de que necessitam. Técnicos especializados podem ser contratados, uma área de gestão de processos automatizados pode vir a ser criada, dependendo da  complexidade dos projetos.
Perfil profissional
Os profissionais que atuam em processos automatizados têm um perfil diferenciado: deixam de ser operacionais para terem a oportunidade de gerenciar os processos sob sua responsabilidade. O operador é também um analista de dados dos processos, passa a refletir sobre os acontecimentos e a tomar decisões dentro de seu campo de atuação. Suas ações são registradas. Tudo isso muda a rotina do operador que não é mais o responsável por uma atividade específica, mas sim o gerenciador do processo sob seu comando.
Relação com chefia
O trabalho do operador não tem mais a necessidade de supervisão direta, uma vez que o grau de sua responsabilidade é aumentado ao mesmo tempo em que suas atividades podem ser monitoradas pelos instrumentos de coleta de dados. Assim, muda também o papel do supervisor e sua relação com os operadores, uma vez que é um profissional melhor preparado. Outro fator que altera as relações de trabalho entre chefia e subordinado é o número de pessoas. Os processos automatizados geralmente levam à redução do quadro de funcionários. Este é um ponto delicado a ser tratado no processo de implantação dos projetos de automação. Como fazer os cortes de pessoal conforme a automação ganha espaço na organização e tentar minimizar o impacto nas áreas que terão corte de pessoal? O ideal é que os gestores prepararem os melhores funcionários para serem promovidos do que demitirem os de menor desempenho.
Gestão
Com mais informações disponíveis os gestores têm melhores condições de tomar decisões. A diferença entre um gestor e outro estará na capacidade de escolher, analisar e concluir a partir das informações disponíveis.
As informações são obtidas online, remotamente e sem depender de terceiros. A grande mudança é na diminuição da comunicação direta entre funcionários, pois muitos processos podem ser executados sem a necessidade de interação direta com ninguém.

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