sábado, 10 de dezembro de 2011

Engenharia:Projeto e manutenção

Engenharia: projetos e manutenção
Se os projetos forem desenvolvidos à luz de um plano mestre que direcione os projetos para uma integração total, de construção modular, de componentes padronizados, de premissa de posse dos softwares e de formação de assistência técnica interna, a manutenção será imensamente facilitada. Sua prestação de serviço será mais ágil e de custo reduzido. No entanto, com componentes não padronizados, o custo de estoque de peças de reposição será mais alto. Se a opção for de não ter peças em estoque, a velocidade de atendimento em eventuais “quebras” será  aumentada, gerando impacto no atendimento aos clientes.
O custo de manutenção de software por terceiros deve ser considerado no desenvolvimento do projeto para previsão em orçamento de despesas. Sempre que possível deve ser negociada a abertura do software para manutenção por pessoal interno, pois diminui o custo e aumenta a agilidade de atendimento. Outro ponto a ser considerado no projeto é o tempo previsto para atingir   obsolescência, no qual novos investimentos deverão ser provisionados.
Grande interface com a garantia de qualidade deve considerada. Desde o desenho do projeto passando por definições de níveis de acesso até a definição de procedimentos de registros de intervenções no sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário