sábado, 10 de dezembro de 2011

Quanto investir?

Quanto investir? Retorno sobre investimento
Muitas empresas adotam o retorno sobre o investimento dentro de um período máximo como critério de aprovação dos projetos. No entanto, muitos projetos de automação apresentam benefícios não previstos no momento do estudo de viabilidade. Outros, ainda, não apresentam retorno sobre investimento dentro de dois a cinco anos, portanto não devem ser avaliados segundo este critério. Alguns projetos trazem retornos não identificados na fase de estudo de viabilidade, no entanto, no decorrer do tempo a partir da implantação, observam-se ganhos não previstos que podem ser transformados em retornos financeiros como valorização da marca, ganho de maior confiabilidade e fidelidade dos clientes. Outros, porém, dificilmente poderão ter suas vantagens traduzidas em valores monetários
Obsolescência
Outro ponto a considerar é o tempo para atingir a obsolescência do projeto a ser implantado e
planejar os investimentos para as atualizações de software, hardware e componentes eletrônicos.
Escopo do projeto
No escopo do projeto devem ser incluídos os custos com treinamento e qualificação de pessoal técnico e operacional, de acordo com a complexidade. Outra opção é a reserva de orçamento para manutenção e assistência técnica. Deve ser avaliada a necessidade de investimento em infra-estrutura para que a plena condição de operação seja alcançada.
Impactos dos projetos de automação e informatização na organização
Em primeira análise os projetos de automação, informatização e integração são discutidos sob  aspectos técnicos (de engenharia e de qualidade) e financeiros, na busca de possíveis retornos para justificativa de investimentos.
Entretanto, um projeto de automação é uma inovação de processo (segundo Manual de Oslo, 2005) que pode ser uma inovação para o mundo, para o mercado ou apenas para a empresa, mas, ainda assim, uma inovação. Tratar os projetos de automação como inovação traz à superfície outro aspecto: a mudança. Mesmo quando mantidas as seqüências dos processos anteriormente manuais, alteram-se os papéis dos funcionários direta e indiretamente ligados a eles. Novas funções são desenhadas, novos perfis profissionais são necessários, atividades novas são criadas enquanto outras desaparecem, novas informações são geradas, novos controles são possíveis etc. Todas estas mudanças alteram a rotina gerando algum impacto no modo de ser da organização - sua cultura organizacional.

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