sábado, 10 de dezembro de 2011

A decisão de automação na organização

A decisão de automação na organização
As questões iniciais a qualquer estudo de viabilidade de um projeto de automação são: que atividades automatizar? Por que automatizar? Em que medida automatizar? Quanto se dispõe a investir? Que retornos são esperados? Partindo de um processo puramente manual ou com sistemas de controle baseados em relês (que não geram dados on-line) partiremos para a  discussão das questões anteriores:
Que atividades automatizar?
As atividades que, em primeira análise, são elegíveis à automação possuem as seguintes características:
Atividades repetitivas
As atividades repetitivas podem gerar doenças ocupacionais. A manutenção de um padrão de entrega fica comprometida se considerarmos que fatores como motivação, atenção, cansaço e outros podem influenciar no resultado final. A busca da padronização se dá por meio de  treinamentos e reciclagens periódicas, atividades de controle, iniciativas de eventos motivadores, metas de produtividade etc. Mesmo depois de todas estas investidas observam-se resultados variados de operador para operador de forma que a amplitude de desempenho pode ser muito alta, gerando desperdícios, retrabalhos e baixa confiabilidade no processo.
Atividades que necessitam de muitas pessoas para serem executadas / Atividades que necessitam de controle rigoroso
Certos processos precisam ter suas condições fase a fase garantidas. É o caso de processos que dependem de controle de temperatura, pressão, agitação etc. Dificilmente o controle manual consegue a mesma segurança que um controle automatizado. Além disso, a automação de um processo desta natureza pode trazer dados de todo o transcorrer do processo (se for definida uma saída tipo relatório) em intervalos de tempo estipulados pelo projeto. Estes relatórios nos dão acesso a mais dados da operação, permitindo um maior conhecimento do processo. Intervenções para melhorias futuras podem ser efetuadas fundamentadas em uma base de dados reais. Outra vantagem é a garantia de execução de determinado procedimento como seqüência de adição de matérias-primas (com registro de horário, condições de agitação e temperatura, nome do operador etc.), verificações, pesagem, transferências de materiais etc.
O sistema automatizado pode gerar relatórios de desvio de processo e alertas caso tenha sido liberado por algum usuário do sistema para seguir para as etapas seqüenciais sob alguma condição não-padrão.
Atividades que precisam ser rastreadas
A automação permite tantos registros quantos forem necessários e previstos em projeto, facilitando a rastreabilidade de atividades quando se fizer necessário. No entanto, certos cuidados são necessários, como controle de acesso, privacidade de senhas de acesso e qualificação do sistema quanto ao seu funcionamento e sua segurança.
Atividades que precisam ser agilizadas
A automação pode gerar ganho de tempo nos processos com incremento de acuracidade. Podem ser programadas atividades em seqüência que no método manual tinham tempo de espera variável entre o término da primeira e o início da segunda. Exemplos: acionamento de sistema de lavagem logo após a transferência de produto semi-acabado, separação de produtos (picking), envio de materiais para as áreas produtivas, de acordo com a liberação das linhas de produção, etc.
Atividades que exigem grande esforço físico
A automação de processos evita doenças ocupacionais decorrentes de esforços físicos, levando a um menor número de afastamentos por acidentes de trabalho. Se operador está atuante ele gera valor para a organização.
A imagem de uma organização que tem em seu quadro de funcionários um número elevado de afastamentos por doenças ocupacionais é afetada. Hoje as empresas modernas buscam alternativas para melhoria do ambiente de trabalho, qualidade de vida e sustentabilidade. Ações na direção de implantação de projetos de automação de processos que exigem grande esforço físico estão alinhadas com estas tendências.
Atividades que necessitam de muitas pessoas para serem executadas
Este tipo de atividade carrega consigo a dificuldade de controle e de manutenção da qualidade, além de questões relacionadas com gestão de pessoas que exigem grande dedicação do administrador. O gerenciamento de pessoas lida com incertezas como faltas, atrasos, variações de produtividade, de rendimento, capacitação para o trabalho e outros aspectos do relacionamento humano. Na busca de maior produtividade e de redução de custo as organizações justificam seus investimentos em automação com retornos sobre o capital investido dentro de pouco tempo. No entanto, há que se considerar o impacto social na organização quando a decisão de automação de atividades deste tipo é efetuada.
Atividades que ocorrem em ambientes perigosos ou insalubres
O emprego da automação em ambientes perigosos evita despesas específicas com segurança e outros imprevistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário