quinta-feira, 5 de maio de 2011

Função do faturamento

Quando o assunto é a administração de uma empresa, existe uma série de fatores que devem ser levados em consideração, principalmente na parte administrativa, que é onde sairão todas as decisões sobre os caminhos que a companhia deverá tomar. Assim sendo, o departamento que cuida das questões sobre o faturamento passa a ser, então, um dos mais importantes setores que compõem a estrutura de uma empresa qualquer, independente de seu porte ou de sua atuação, pois será através dele que os contadores poderão realizar seus relatórios referentes aos gastos realizados em nome da empresa.
Entendendo que a atividade do faturamento consiste em comprovar através de documentos legais – como notas fiscais, etc. – a compra de qualquer tipo de material bem como a contratação de qualquer tipo de serviço no dia a dia de uma instituição, quando se eleva este assunto ao nível anual, este não passar de um balanço detalhado sobre todas as atividades realizadas no período de trezentos e sessenta e cinco dias sob o nome da empresa. Assim sendo, até mesmo pequenas compras que teoricamente passariam despercebidas devem ser incluídas nestes cálculos, pois o acúmulo destes detalhes pode acarretar numa grande diferença ao final.
O faturamento anual é um ato muito importante na vida de qualquer empresa, pois será através dele que as pessoas que comandam os rumos desta instituição poderão observar onde e como poderão ser realizadas modificações e onde deverá ser investido mais capital, a fim de melhorar a atuação da empresa no mercado competitivo onde a mesma atuará.


Uma fatura é um documento comercial que representa a venda para clientes domiciliados em território nacional. No Brasil usa-se também como documento fiscal, quando inclui elementos da legislação fiscal, principalmente as do IPI-ICMS-ISS-PIS-COFINS-CSLL. Nesse caso o formulário denomina-se "nota fiscal/fatura. Em geral, a fatura só é emitida para pagamentos ainda não efetuados (vendas á prazo ou contra-apresentação). Nela são discriminados todos os itens comprados na operação, e por isso, a fatura também é usada como controle. Nesse caso assemelha-se a um romaneio, que é um documento comercial. O faturamento  é a soma dos valores das faturas emitidas em determinado período comercial. Todavia, como o faturamento costuma ser tratado pela legislação tributário como sinônimo de Receita bruta de vendas, deve-se observar se também devem ser incluídas as vendas à vista, quando o valor do faturamento for informado aos órgãos fiscalizadores. Passa a ser receita liquida de vendas quando são descontados todos os impostos.
Da fatura se extrai a duplicata, que é um título de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário