quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cobrar clientes Inadimplentes ou Recuperar créditos

 As empresas estão, a duras penas, se sensibilizando de que, cobrar inadimplentes significa muito mais do que alguém por telefone dizendo:  .
“Temos aqui um título seu vencido em..., ou”.
“Tem um cheque seu que voltou por insuficiência de fundos...”,... E então, como fazemos. Ou ainda,
“Não dá para o senhor dar uma passadinha aqui para a gente acertar essa pendência”... Ou, Quando pessoalmente um bruta montes acompanhado de alguém do credor vai até o endereço do inadimplente e através disso tenta intimidá-lo.
Esse tipo de abordagem é coisa do passado. 
Com o advento do Código de Defesa do Consumidor, não dá mais para ter amadores cobrando. Leia abaixo:
Art. 42: ”Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”... Portanto, quem cobra pessoa tem que estar preparado para saber sair das tentativas muitas vezes utilizadas pelos inadimplentes de entender que você está ameaçando, constrangendo e outros que tais.

Art. 71 “Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”. 


 

Gentileza, sutileza, boas maneiras e acima de tudo disposição para negociar são as armas mais indicadas para se obter bons resultados através da cobrança. É aí que a coisa pega. Freqüentemente quem cobra não está totalmente preparado para ouvir as evasivas, desculpas ou até mesmo verdades e saber como negociar um débito com o cliente inadimplente.
Ele, por sua vez está cada dia mais bem preparado e até incentivado pelos meios de comunicação a dever sim, reconhecer o débito sim e pagar quando puder.
Há até gente especializada ensinando inadimplentes a chorar seu débito, alegar desemprego, inventar a morte da família inteira, doenças, mil dificuldades e com isso obter vantagens pintando um baita cenário negro, que por vezes não existe, e com isso, tentar envolver o credor no problema que é só dele.
 Quando se cobra pessoa jurídica as alegações são diferentes: não tem ninguém para assinar, o sistema está fora do ar, não recebemos o boleto, fizemos um acordo com o vendedor.

1.       Venceu, cobre. Recebe primeiro quem cobra primeiro.
2.       Sua missão é receber sempre o máximo, no menor prazo.
3.       Tenha a mão o histórico do inadimplente para não ser pego de “calças curtas”.
4.       Demonstre sempre que sua intenção é ajudar.
5.       Quando negociar, sempre tente receber parte imediatamente e negocie o restante.
6.       Ao ouvir coisas do tipo: sei que estou devendo, veja o que você pode fazer por mim. Não tenha dúvidas, devolva “qual é sua proposta?”.
Lembre-se
O maior desafio hoje é Cobrar o inadimplente e manter o cliente! 

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