sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dicas para melhorar seu fluxo de caixa

Um fluxo de caixa saudável é fundamental para garantir o sucesso de uma empresa. Do controle minucioso do dinheiro que entra e sai do caixa dependem aspectos importantes na gestão do negócio, como o capital de giro, a definição das datas mais adequadas para pagamentos e recebimentos, e o acompanhamento das contas a pagar e a receber. Para fazer isso, confira estas dicas da equipe de redação da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Não importa qual programa ou tipo de planilha que você usa para fazer seu fluxo de caixa, seguindo essas recomendações vai ficar mais fácil garantir a saúde financeira da sua empresa.
Mais caixa
1- Projete sempre o fluxo de caixa para um período de três meses. Registre nele, dia a dia, o saldo inicial (valor em caixa naquele dia), todas as entradas, as saídas, o saldo operacional (valor das entradas menos as saídas naquele dia) e o saldo final (a soma do saldo inicial e saldo operacional).
2- Para controlar cada centavo, registre separadamente as entradas que são previstas e as que são efetivas (que vão ocorrer de verdade), colocando a origem do que entra e o destino do que sai. Nas entradas, discrimine as diversas formas de recebimento (dinheiro, cheque, cartão, etc.). Nas saídas, considere todos os itens, como impostos, pagamentos de fornecedores, salários, pró-labore, comissões de vendedores, contas de água, luz, gastos com propaganda, etc.
3- Alimente a sua planilha com números realistas. Um dos erros mais comuns dos empreendedores é a estimativa exagerada de vendas. Para não fazer isso, analise com cuidado a sua carteira de clientes, o histórico do caixa da empresa, os dados do mercado e os fatores sazonais que podem interferir nas vendas.
4- Atente especialmente para os extratos bancários para não correr o risco de contar com alguma entrada que por ventura esteja bloqueada, por exemplo. Com o acompanhamento detalhado das contas a receber você pode agilizar a cobrança dos clientes com pagamentos atrasados para diminuir a necessidade de capital de giro.
5- Embora algumas empresas optem por acompanhar o fluxo de caixa com cálculos semanais, a recomendação dos especialistas é o cálculo diário. O período semanal pode confundir o empresário quanto a saldos negativos no decorrer daquela semana, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário