sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dicas de como Administrar seu capital de giro



Os problemas financeiros não solucionados abalam a estabilidade e ameaçam a sobrevivência das pequenas empresas. Fluxo de caixa negativo, capital de giro insuficiente para a operação, inadimplência e cálculo equivocado de preços são alguns exemplos das dificuldades mais comuns no controle das finanças.
No post de hoje, vamos abordar o capital de giro. Sérgio Tauhata e Tiago Cid da revista Pequenas Empresas Gramdes Negócios têm alguns conselhos importantes para quem quer ter a saúde financeira da empresa em dia. Confira como.
Sete dicas
1- Calcule o ciclo do negócio da seguinte maneira: prazo médio dado aos clientes + tempo de manufatura (no caso de indústria) + período médio em que as mercadorias ficam em estoque – prazo médio de pagamento aos fornecedores.
2- Apure as necessidades de capital de giro durante esse ciclo, da seguinte forma: despesas mensais/número de dias no mês X ciclo do negócio.
3- Faça uma estimativa do capital de giro com folga, se possível para o próximos seis meses. Leve em conta que, no início das atividades, a empresa ainda terá caixa negativo.
4- Reinvista parte do lucro obtido, pelo menos um terço, na composição do capital de giro. Esse recurso vai permitir à empresa crescer nos períodos favoráveis ou se proteger na época de turbulências.
5- Sempre que possível, reduza os prazos de recebimento e alongue os prazos de pagamentos, negociando com fornecedores. Isso ajuda a diminuir a necessidade de capital de giro.
6- Não use o caixa da empresa para pagar despesas pessoais. A retirada dos sócios deve ser definida pelo pró-labore e prevista no fluxo de caixa. Quando as contas se misturam, isto gera um desequilíbrio financeiro que pode ameaçar o negócio.
7- Estabeleça metas de crescimento atreladas às de eficiência em custos. Não adianta colocar mais recursos no negócio se houver aumento proporcional na necessidade de financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário