quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diferença entre Financiamento e empréstimo



Há uma diferença conceitual entre financiamento e empréstimo. No caso do empréstimo, você solicita o crédito junto ao banco e o dinheiro é depositado na sua conta corrente para que seja feito o que você bem entender com ele, bastando somente que você honre as datas de pagamentos.
Já o financiamento é feito para a aquisição de um bem pré-determinado, tal como um carro, uma casa, ou uma máquina e o dinheiro é depositado diretamente na conta do vendedor, não ficando a sua disposição para que você faça o pagamento. Sob sua responsabilidade ficarão somente os pagamentos das parcelas, porém, o dinheiro não transitará pela sua conta corrente.



Segundo o Banco Central do Brasil (BACEN):

Empréstimo: “é um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica”.

Financiamento: “é também um contrato entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica, como, por exemplo, a aquisição de veículo ou de bem imóvel”.

Clarificando então, devemos “contrair” empréstimos para cobrir falta de recursos emergenciais (Cheque Especial ou outras modalidades de curto prazo). Já no caso de financiamentos, seria para adquirir bens móveis e imóveis (prazos mais longos para pagar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário