sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dicas como controlar melhor as finanças

O controle das finanças é a coluna vertebral de uma empresa. Ele é a base para que o empreendimento opere e gere lucro. A base desse controle é o fluxo de caixa, que contabiliza o que está entrando e saindo de dinheiro, e mostra o saldo disponível para uso. Além disso, ele permite saber quanto a empresa está gerando e se ela está no caminho certo. Muitas outras tarefas, porém, fazem parte desse controle financeiro. Saber como avaliar custos, desenvolver estratégias para aumentar as vendas ou planejar os gastos com estoque também são ações das quais a gestão eficiente das finanças do seu negócio dependem.
Saúde financeira
Para deixar mais claro o que isso significa, o especialista em finanças para pequenas empresas, Joseph Anthony, tem 10 recomendações para pequenos empreendedores saberem como lidar melhor com os números e manter um fluxo de caixa positivo e rentável. O artigo traz algumas ideias de como melhorar a saúde financeira do seu negócio.
1. Saiba quais são os seus bens
Para saber exatamente qual o valor real dos equipamentos, móveis, imóveis e outros pertences da sua empresa e dos seus negócios, você tem que levar em consideração as mudanças que o valor desses bens sofreram com o tempo. Muitas empresas pequenas ocupam um ponto que vale mais do que a própria empresa.  Também é bom acompanhar a desvalorização de bens (ou depreciação), como computadores e móveis de escritório.
2. Saiba quais são os seus custos
Tudo o que a empresa deve não é tão fácil de calcular quanto a conta do aluguel. Existem os impostos sobre os salários dos funcionários, que podem ser menos óbvios, mas podem fazer uma bela diferença no resultado do fluxo de caixa. Empréstimos são uma obrigação clara, mas é importante saber quanto do pagamento representa os juros, por exemplo.
3. Saiba quanto custa para produzir o que você vende
Se você compra mercadorias prontas e as revende, esse valor é fácil de calcular. Se você tiver que calcular todos os fatores que entram na fabricação de um produto, como a mão-de-obra ou matéria-prima, o cálculo será bem mais complexo.
4. Saiba quanto custa para vender o que você vende
Gastos com propaganda, mão-de-obra, armazenamento e outras despesas devem ser detalhadamente conhecidas. Saber quanto custa para vender o seu produto é tão importante quanto saber quanto custa para fabricá-lo.
5. Conheça sua margem de lucro
A margem de lucrio se calcula dividindo as vendas totais pelo lucro. Se a sua margem de lucro for quase a mesma todos os meses ou estiver aumentando, você está cobrando os preços certos (aqueles que refletem o que você gasta para vender ou produzir). Se a margem diminuir com o tempo, você terá que ajustar seus preços ou seus custos.
6. Saiba qual é o seu índice de dívidas
Esse valor permite que você saiba quantas coisas na sua empresa pertencem a outras pessoas. Se esse índice subir, pode ser um mau sinal. Pode significar que você está expandindo, mas também pode indicar que você perdeu o controle.
7. Saiba qual é o valor das suas contas a receber
Esse é o total de dinheiro que devem a você. Se aumentarem as contas a receber, pode ser um aviso de que seus clientes não estão pagando. E nem sempre isso é tão óbvio quanto possa parecer. As bolas-de-neve crescem sem que as pessoas percebam.
8. Calcule quanto tempo leva para você cobrar as contas a receber
Para calcular esse tempo, você precisa saber quantas vendas são feitas por dia, em média, e dividir esse número pelo número de contas a receber. Ele mostra quantos dias sua empresa funciona como um “banco” para as pessoas que devem a ela.
9. Saiba quais são as suas contas a pagar
Se há um aumento nas contas a pagar, isso pode estar refletindo uma demora maior para pagar essas contas ou um aumento das compras. Um aumento não planejado ou sem controle, porém, pode ser um alerta de que a saúde financeira da sua empresa está entrando em crise.
10. Saiba o que está acontecendo com o seu estoque
Há momentos em que é bom manter um estoque grande. Se, por exemplo, os preços das mercadorias que sua empresa vende, ou usa na produção, estiverem baixos, é uma boa ideia investir no estoque. Acompanhar o seu estoque e quanto tempo demora para ele ser vendido pode dizer se os seus negócios estão crescendo ou encolhendo, além de dizer também quanto dinheiro poderia ser usado em outros pagamentos ou investimentos, mas que foi gasto com o estoque que agora está parado.
Para quem não tem prática com contabilidade, o controle das finanças pode ser feito por um contador profissional ou com a ajuda de programas de computador especializados para a gestão financeira. Dedique-se à área da sua empresa com a qual você tenha mais experiência e afinidade, como consquistar clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário